BLOG DO WILLIAM FERNANDES | Members area : Register | Sign in

...

...

.

.

...

...

Plano Mãe - Cemed

Plano Mãe - Cemed
Clique na imagem acima e saiba mais

Google+ Seguidores

...

...

Atalho do Facebook

Arquivo do Blog

Total de visualizações de página

Fotos do facebook

Jovem morto a facadas, acidente, menino baleado, morte de funcionário público municipal...

sábado, 31 de março de 2012

Violência e imprudência marcam a sexta e o sábado em Chapadinha.

Na zona rural de Buriti de Inácia Vaz, uma criança de 10 anos de idade, Leonardo Francês Lima,   foi baleada na cabeça. Foi trazido no fim da tare deste sábado ao HAPA, em Chapadinha e, às 19h15 foi encaminhada a São Luis. seu estado é gravíssimo.

Em Chapadinha, na Avenida Ataliba Almeida, um acidente deixou o fisioterapeuta Heverton Araújo Gomes com várias escoriações. O acidente ocorreu no fimda tarde deste sábado, em frente à loja de peça Rei das Motos. Ele trafegava no sentido posto Vemasa, quando se chocou com um veículo que trafegava no sentido contrário e na contramão, segundo testemunhas.

Funcionário da prefetura foi encontrado caído ao chão, na zona rural de Chapadinha, vindo a falecer ao chegar à cidade. José Edvan tinha 52 anos, trabalhava no setor da merenda escolar e pode ter sido vítima de um AVC.

Na manhã deste domingo, o jovem Airton Élder, de 22 anos, foi assassinado por cerca de cinco homens, nas proximidades da Vila Brasil, em Chapadinha. Segundo a polícia, Airton pode ter sido vítima de cobrança de vendedores de drogas.

Clique no link abaixo, para ler a matéria:
Urgente! Jovem assassinado na manhã deste domingo em Chapadinha


Hoje tem Felipão e Banda, na Praça do Povo

Show faz parte das comemorações aos 74 anos de Chapadinha.

Início: 20h

Galo da Chapada confirma participação na Série B 2012


Por William Fernandes - Sábado, 31 DE MARÇO DE 2012

O Chapadinha FC foi o primeiro clube inscrito na FMF - Federação Maranhense de Futebol para a disputa do Campeonato estadual d Série B 2012, que está previsto para iniciar em agosto.


A diretoria do Chapadinha, que tem o deputado Magno Bacelar como presidente e o empresário Eduardo Sá como vice, já está trabalhando na reestruturação da equipe para que possa disputra a competição em condições de conquistar o título e retornar à elite do futebol no estado, de onde não deveria ter saído.

O deputado Magno disse que irá buscar apoio junto ao governo do estado, para recuperar o estádio Lucídio Frazão, melhorando e ampliando suas instalações. Ele disse ainda, que "agora sim, com as mudanças que ocorreram na direção da FMF, é possível investir em um time com condições de buscar o título, pois antes, os times do interior eram preteridos por aqueles que comandavam o futebol no estado", referindo-se à corrupção existente na federação nos mais de 20 anos em que Alberto Ferreira presidiu a FMF.

O secretário de esportes do município Edmílson Santos, que na última quinta (29) foi agraciado com o título de cidadão chapadinhense, já fez várias visitas à FMF objetivando regularizar todas as pendências do clube.

Santos foi o primeiro treinador da equipe, levando-a ao título da segundona em 2002, o que lhe garantiu participação na Séria A em 2003 e nos anos seguintes, onde o Galo da Chapada fez memoráveis campanhas, chegando até a disputar a Série C do Campeonato Brasileiro.

Cemar esclarece sobre ligações de Energia Elétrica para Imóveis do Residencial José de Sousa Almeida

sexta-feira, 30 de março de 2012

Por CN1
Sexta-Feira, 30 de Março de 2012

Residencial  José de Sousa Almeida (foto Alexandre Cunha)














O executivo de impresa da Cemar, Luis Carlos Cardoso enviou ao CN1 nota de esclarecimento sobre a ligação de energia nas casas do residencial José de Sousa Almeida em Chapadinha, MA. O representante da Cemar também esclareceu a situação  em entrevista  nesta sexta-feira (30), ao Programa Direto ao Assunto da Mirante AM.




CEMAR ESCLARECE SOBRE LIGAÇÕES DE ENERGIA ELÉTRICA PARA OS IMÓVEIS DO PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA EM CHAPADINHA

Considerando as recentes matérias jornalísticas veiculadas sobre as ligações de energia elétrica para os imóveis residenciais do Programa Minha Casa Minha Vida no Residencial José de Souza Almeida em Chapadinha, a CEMAR vem a público esclarecer conforme abaixo:

1º As ligações para o fornecimento de energia elétrica obedecem padrões estabelecidos pela Concessionária com base na legislação do setor elétrico brasileiro e visam garantir a segurança das instalações, bem como o livre acesso da distribuidora ao medidor de energia;

2º Mesmo com a orientação reiterada da Companhia junto aos órgãos envolvidos desde o início das obras de construção desses imóveis no município de Chapadinha, o Padrão de Ligação não foi executado como recomendado;   

3º Assim, após contatos realizados com representantes da Prefeitura de Chapadinha e a empresa responsável pela execução das obras, com a finalidade de prestar esclarecimentos acerca das responsabilidades de cada parte e, sobretudo, buscar alternativas para o atendimento aos clientes, a Concessionária reafirma a necessidade da regularização dos padrões como condição à execução dos serviços, dispondo-se a empreender todos os esforços necessários ao atendimento definitivo às novas ligações:

§  Disponibilizando, desde a segunda-feira (26/03/2012), estrutura de atendimento móvel exclusivo aos clientes do Residencial José de Souza Almeida no próprio local;

§  Prestando toda a orientação técnica necessária á adequação dos padrões de medição, bem como oferecendo condições especiais para o financiamento do padrão de medição aos interessados nesta solução, que é facultativa. Caso o cliente deseje, poderá providênciar a aquisição do padrão junto ao comércio de material elétrico em Chapadinha; e

§  Programando e executando, por ocasião do atendimento às novas ligações, ações preventivas e orientação sobre Segurança no uso da Energia Elétrica, Dicas de Economia, Direitos e Deveres, Tarifa Social, Iluminação Pública, etc.         
            
        
         Por fim, a Companhia informa que disponibilizará equipes extras no local para facilitar a realização das ligações com o padrão correto.
                                                                          
 Assessoria de Imprensa da CEMAR

São Benedito (MA): Homem mata um e fere dois por causa de uma bicicleta


Por William Fernandes - Blog do William - Sexta, 30 de março de 2012

Por volta das 21h do dia 24 de março de 2012, o SGT PM SIDINES recebeu uma denuncia por telefone informando que no Bairro Trizidela, em São Benedito do Rio Preto, próximo ao Bar da Overli, o lavrador ANTONIO JOSE DOS SANTOS, vulgo “DUDA” residente na Rua do Maximo, S/N, Bairro Trizidela nesta, se encontrava ameaçando as pessoas com uma espingarda.


SGT PM SIDINES  e o SD PM ARINALDO, foram ao local, onde havia uma aglomeração de pessoas e alguns populares já haviam contido o “DUDA”. Os policiais foram informados que o lavrador  havia tentado contra a vida das vítimas ANTONIO JOSE AGUIAR CALISTO, FRANCISCO DAS CHAGAS CAMPOS, alcunha “CHICO INES” e EDNALDO DE ANDRADE VIANA, o "Edy", que foi atingido com um profundo corte na barriga, atingindo o fígado e o pulmão. Ele não resistiu à gravidade dos ferimentos e morreu no Hospital Municipal Djalma Marques, o Socorrão 2, em São Luis, na última terça, 27.

Duda efetuou um disparo de arma de fogo tipo bate-bucha que atingiu as duas primeiras vítimas na região do tórax. Após efetuar o disparo, sacou de uma faca e lesionou a terceira vítima na região da barriga. As vítimas foram levadas ao hospital por populares.

A guarnição conduziu Duda e as armas utilizadas por ele à delegacia de São Benedito. Segundo o acuado,  tudo começou após “CHICO INES” ter pegado a sua bicicleta, falando que a bicicleta era dele e que o mesmo havia roubado. Duda foi à sua residência, pegou as armas e tentou contra a vida das vítimas.

Com informações da PM de São Benedito do Rio Preto

Mata Roma: traficante é preso com drogas e munições


Charles é suspeito do assalto de uma moto em Chapadinha e já está em liberdade

Por William Fernandes - Blog do William - sexta, 30 de março de 2012

O Serviço de Inteligência da 4ª CIPM juntamente com a Polícia Civil de Chapadinha-MA, após denúncia anônima sobre a venda de entorpecentes(crack) naquele município, desencadeou uma operação que resultou na prisão de Charles de Araújo, 28 anos residente à Rua Hildênis Garreto, Bairro Aeroporto, Mata Roma – MA.

Com ele foram encontrados 09 (nove) munições de calibre .38” intactas, uma pedra de crack de aproximadamente 20g, um celular de marca SAMSUNG e uma arma conhecida como "soco inglês".

O suspeito foi encaminhado à 3ª Delegacia Regional de Polícia Civil em Chapadinha-MA, sendo que no momento da apresentação fora reconhecido por uma vítima de ter tomado de assalto sua motocicleta na noite anterior, no Bairro Recanto dos Pássaros na cidade de Chapadinha-MA.

Hoje à tarde, familiares pagaram fiança e Charles foi liberado.

Com informações da PM de Chapadinha

Homem é preso em flagrante furtando lojas no Centro de Chapadinha


Por William Fernandes - Blog do William - Sexta, 30 de março de 2012

Um homem que diz chamar-se Marcelo Vieira Neto, de 30 anos, morador da localidade Acoque, município de Vitória do Mearim (MA), foi preso em flagrante, no início da tarde desta sexta, enquanto furtava roupas loja Joy Joy, no Centro de Chapadinha.

Ele levou 13 peças da marca Colcci, avaliadas em mais de R$ 1.564,80, mais quatro peças de outra loja ainda não identificada. Além destas peças, ele já havia furtado um relógio da marca Technos, folheado a ouro, da loja Algo Mais, de R$ 560,00.

Segundo as vendedoras da loja Joy Joy, Marcelo estava bem trajado, usando roupas e sapatos de grifes. Ele entrou na loja por volta das 11h e ficou experimentando as roupas até as 13h30. Havia apenas uma vendedora na loja no momento. De vez em quando ele saía da loja e retornava. "Nas vezes em que ele saiu, foi para levar as peças furtadas para guardar em uma loja que fica ao lado", contou uma vendedora da Joy Joy.

Cabo PM Lima contou que fazia ronda na cidade e atendeu um chamado, via quartel, para averiguar uma denúncia de furto numa loja. A viatura ficou estacionada na avenida, do outro lado da via, aguardando Marcelo sair do provador, pois não havia certeza de que seria um ladrão.

Quando Marcelo saiu do vestiário e percebeu a presença dos policiais do lado de fora da loja, chamou uma das vendedoras e confessou o furto, dizendo: "Eu estava roubando umas roupas, mas vou devolvê-las e se você não me entregar à polícia, não vai acontecer nada contigo". Sem dar-lhe atenção, a vendedora deu sinal aos PMs, que entraram e o abordaram.

Marcelo revelou que já havia escondido 17 peças de roupas na loja Kayla, que fica ao lado: "Eu fui na loja de uma senhora e peguntei se podia guardar a sacola ali e ela disse que podia", contou. No provador da loja Joy Joy, os policiais encontraram várias peças no chão e uma etiqueta do relógio que ele usava no braço. Na etiqueta constava o preço (R$ 560,00) e o nome da loja Algo Mais. O relógio foi furtado pela manhã e ele já o havia levado a um relojoeiro para diminuir o tamanho da pulseira.

À nossa reportagem Marcelo disse que só fez isso (furtos) porque sua mulher, que teria 39 anos, está doente de "fraqueza nos ossos"  (osteoporose) e ele, (que seria pedreiro) está desempregado e sem dinheiro. Já para uma das vendedoras, ele disse iria vender as roupas e o dinheiro seria para comprar remédio ao pai dele, que estaria com a mesma doença.

Marcelo será ouvido ainda hoje pelo delegado Jayron Timbó. "Ele será autuado em flagrante pela prática de furto qualificado, no caso, tentativa de ludibriar a funcionária da loja, para praticar o furto, e em seguida, encaminhado ao CDP - Centro de Detenção Provisória de Chapadinha, onde ficará à disposição da justiça", disse Timbó.

De acordo com o delegado, furto qualificado é um crime inafiançável e pode render uma pena que varia de dois a oito anos de detenção.

Outro furto

O Cabo Lima disse que enquanto atendia a essa ocorrência, ficou sabendo de outro furto que estava acontecendo em uma residência no Bairro Areal.

,,,

Veja ainda hoje, aqui no blog:






Inaugurações, shows na Praça do Povo, solenidades cívicas e encontro de bandas e fanfarras nas coemorações dos 74 anos de Chapadinha:


Mais fotos dos eventos no aniversário de Chapadinha

quinta-feira, 29 de março de 2012

Breve contaremos tudo sobre o aniversário de Chapadinha

Por enquanto, veja algumas fotos:









Fotos: Aniversário de Chapadinha



Breve postaremos fotos e notícias sobre os eventos que estão sendo realizados por ocasião do aniversário de 74 anos de Chapadinha.

Clique aqui para ver mais fotos




 


Por estarmos acompanhando a maratona de eventos, estamos impossibilitados de atualizar o blog.

Chapadinha aestá sediando encontro de Bandas Marciais

Em razão das festividades de comomoração dos 74 Anos de Emancipação Política de Chapadinha, a cidade está sediando o II Encontro Regiuonal de Bandas e Fanfarras. Bandas e fanfarras de várias cidades estão na cidade fazendo apresentações.
Banda Marcial de Chapadinha, durante solenidade hoje, na prefeitura, no aniversário da cidade.


A saída das bandas teve início às 16h, em frente o Colégio Paulo Ramos, passando pelo Centro da cidade e finalizando na Praça do povo, onde logo mais, às 21h terão início os shows das bandas Pileke Show e Forró dos Palys.

Parabéns Chapadinha!


História

[editar]Os Primeiros Habitantes

História

Primeiro Habitantes: Índios Anapurus da Tribo Tupi 
Segundo historiadores a vida nomadista dos índios Anapurus, chegaram a ocupar terras pelo Brasil a fora principalmente terras litorâneas, e que em razão das perseguições dos colonos europeus, fez com que os mesmos se dividissem em pequenos grupos que procuraram migrar para várias regiões, baseados nesses fatos todos os historiadores acreditam que os habitantes primitivos da cidade de Chapadinha devem ser os índios Anapurus da Tribo Tupi. 

Em face da topografia plana e da cor das mulheres primitivas que habitavam o local, o povoado recebeu a denominação de Chapada das mulatas. Segundo antigos historiadores, chapadinha nasceu por volta do século XVIII, com fixação em 1783, e era aproximadamente a 500 metros do centro da cidade na direção Sul, mais precisamente no bairro da Aldeia. 

Naquele local se encontravam descendentes dos índios Anapurus da Tribo Tupi, os mesmos habitantes terras do baixo parnaíba, localizada na estrada entre o Porto da Manga (atualmente cidade de Nina Rodrigues) e Vila de Brejo (atualmente cidade de Brejo) natural das boiadas, de onde demandava Caxias e Piauí, ou daí procediam rumo a capital do Estado, o povoado prosperou rapidamente atraindo comerciantes e outras famílias. Hoje, após cerca de 229 anos de sua primeira povoação (foram 107 anos na condição de povoado, outros 48 anos como vila e agora 74 anos como cidade).

Município de Chapadinha realiza solenidade de Dispensa de Incorporação

quarta-feira, 28 de março de 2012

Por CN1

Quarta-Feira, 28 de Março de 2012

Como parte das comemorações dos 74 anos de Chapadinha, foi realizada nesta quarta-feira (28), solenidade de entrega dos  certificados de dispensa de incorporação do exército, a 300 jovens.


A prefeita Danúbia Carneiro, presidente da Junta de Serviço Militar no município,  lembrou em seu pronunciamento,  a importância da participação dos jovens chapadinhenses e o compromisso com suas obrigações militares.


A banda do 24ª Batalhão de Caçadores de São Luis abrilhantou o evento.  Entre os presentes estudantes, familiares, secretários,  autoridades e vereadores como a presidente da Câmara Márcia Gomes, Hilda Pontes, Graça Nunes e Francisca Aguiar.




A cerimônia contou ainda com a presença do Comandante da 4ª Companhia Independente da PM de Chapadinha, Major Edvaldo Mesquita  e do Tenente Laerte.

O evento foi conduzido pela prefeita e  pelo 1º Tenente Eurico Moraes da 27ª Circunscrição do Serviço Militar. Após a cerimônia, foi exibido um vídeo sobre o exército brasileiro.

(História Blog)  “O Serviço Militar Obrigatório surgiu quando o sistema administrativo adotado no país era o das Capitanias Hereditárias e buscava permitir a defesa contra os inimigos estrangeiros e índios rebeldes. No império, e após a independência, foi reafirmada a obrigatoriedade do Serviço Militar, na Constituição de 1824.

Mas, foi entre 1915 e 1916 que o escritor Olavo Bilac desencadeou uma campanha pregando a necessidade do Serviço Militar, como ato de amor à Pátria e o Quartel como escola de civismo. Como justa e merecida homenagem, Bilac foi escolhido o Patrono do Serviço Militar e a data de seu nascimento - 16 de dezembro - consagrada como o Dia do Reservista.
 Posted in: Prefeitura

Banda de Música do 24º Batalhão de Caçadores fará apresentação na manhã desta quarta em cerimônia na prefeitura de Chapadinha

terça-feira, 27 de março de 2012

Terça, 27 de março de 2012


A Banda de Música do 24º Batalhão de Caçadores, de São Luis-MA, fará uma apresentação na manhã desta quarta, dia 28 de março, em frente a Prefeitura de Chapadinha, por ocasião da solenidade de entrega de Certificado de Dispensa de Incorporação e Compromisso à Bandeira, dos cidadão dispensados da Prestação de Serviço Militar.

Diversas autoridades municipais e estaduais estarão presentes. A cerimônia, que faz parte das celebrações dos 74 anos de emancipação do município de Chapadinha, terá início a partir das 8h30.


Foto: divulgação

Prefeitura de Buriti (MA) abre concurso para 166 vagas


Cargos são de nível fundamental, médio e superior. Os salários vão de R$ 622 a R$ 3.815.


A Prefeitura de Buriti (MA) abriu concurso público para 166 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários variam de R$ 622 a R$ 3.815.
Prefeitura de Buriti (MA)
Inscrições
Até 5 de abril
Vagas
166
Salário
De R$ 622 a R$ 3.815
Taxa
De R$ 40 a R$ 70
Provas
6 de maio
Os postos de nível fundamental são para serviços gerais, guarda municipal, motorista categoria d e vigia.

As vagas de nível médio são para agente administrativo, auxiliar de enfermagem, auxiliar de laboratório, digitador, técnico em radiologia e professor para educação infantil - nível especial.

Os cargos de nível superior são para advogado, assistente social, contador, dentista, enfermeiro, farmacêutico - bioquímico, fisioterapeuta, médico, nutricionista, psicólogo, pedagogo, professor das séries finais do ensino fundamental - nível i e veterinário.

As inscrições devem ser feitas até o dia 5 de abril pelo site www.somar-ma.com.br. Os candidatos também podem se inscrever presencialmente na Avenida Coronel Junior, s/nº (Centro). A taxa é de R$ 40 para nível fundamental, R$ 50 para nível médio e R$ 70 para nível superior.

No dia 23 de abril será publicado o edital de divulgação data, horário e locais para a realização das provas.

As provas objetivas estão previstas para o dia 6 de maio.
 

Secretários Municipais de Agricultura do Semi-Árido e técnicos da AGERP-MA participam de capacitação sobre o Seguro Safra, em Chapadinha


 Terça, 27 de março de 2012

 Secretários de agricultura, dos municípios que compõem a região do semi-árido maranhense e técnicos da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp-MA), estarão até as 18h, desta terça-feira, no auditório do Chapadinhense Hotel, participando de uma capacitação do Programa Garantia Safra.

De acordo com o Delegado do MDA/MA, Ney Jeferson, os participantes terão a oportunidade de discutirem e se atualizarem sobre as recentes melhorias do programa, que foi totalmente digitalizado. Com o aperfeiçoamento do sistema, será possível acelerar o processo de liberação dos recursos do seguro safra aos agricultores que tiveram perdas na lavoura, por razão da estiagem ou alagamento.

A reunião conta ainda com a participação da coordenadora Geral do Programa Garantia Safra do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Dione Freitas e do Secretário Municipal de Agricultura de Chapadinha, Antonio do Nilo, que agradeceu o interesse dos demais secretários municipais da região em participarem dessa reunião.

Antonio do Nilo ressaltou ainda que, o município de Chapadinha aderiu ao Programa Garantia Safra, há cinco anos e, tem registrado atualmente dois mil e seiscentos segurados, sendo considerado na região, o município que mais contempla os agricultores, nesta modalidade de seguro.

Segundo Ney Jeferson, atualmente, 28 municípios maranhenses estão inseridos no Programa Garantia Safra, a próxima cidade a ser visitada é Coroatá, no dia 29 de março.

Passageira de van tem crise nervosa, tenta agredir outros passageiros e rasga a própria roupa


Terça, 27 de março de 2012 - Por William Fernandes

De acordo com informações da PM de São Benedito do Rio Preto, uma mulher, que levava uma criança de colo,  pegou uma van, que faz linha de Belágua a São Luis e durante o percurso, entre Urbano Santos e São Benedito, apresentou sintomas de pessoa com necessidades especiais.

O motorista da lotação parou em frente à delegacia de São Benedito para pedir ajuda. 

Sgt. Neres, comandante do Destacamento da PM local manteve contato com o Conselho Tutelar de Urbano Santos. A assistente social Natália, foi a São Benedito e identificou a mulher, de iniciais D.S.

Com apoio da PM, D.S. foi conduzida a Urbano Santos. Chegando lá, ela teve outra crise e rasgou suas vestes.

D.S. foi sedada e ficou, junto com a criança, sob responsabilidade dos conselheiros daquele município.

Prefeitura de Chapadinha decreta Feriado dia 29 e Ponto Facultativo dia 30 de março

Leia a íntegra do Decretos:




DECRETO Nº. 04 / 2012.

DANUBIA LOYANE DE ALMEIDA CARNEIRO, PREEFEITA MUNICIPAL DE CHAPADINHA, no uso de suas atribuições legais,

R E S O L V E:


Art. 1.º - Decretar Feriado Municipal o dia 29 de março de 2012, tendo em vista as comemorações do 74º aniversário da cidade de Chapadinha-MA.

Art. 2.º - Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.


Gabinete da Prefeita Municipal de Chapadinha, em 26 de março de 2012.


Danubia Loyane de Almeida Carneiro
Prefeita Municipal

                        Publicado no átrio da Prefeitura
                        Conforme Art. nº. 85 ítem  I   da
                    Lei Orgânica do Município.
                               Em: _____/_____/______
                                                                                                                                                                                 ___________________
                                 Visto



DECRETO Nº. 05 / 2012.


DANUBIA LOYANE DE ALMEIDA CARNEIRO, PREEFEITA MUNICIPAL DE CHAPADINHA, no uso de suas atribuições legais e tendo em vista as comemorações do 74º aniversário da cidade de Chapadinha-MA,

R E S O L V E:


Art. 1.º - Determinar que o ponto seja facultativo, no dia 30/03/2012, para todos os órgãos da Administração Municipal, exceto os que prestam serviços essenciais à população e cujas atividades não podem sofrer paralisação.

Art. 2.º - Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.


Gabinete da Prefeita Municipal de Chapadinha, em 26 de março de 2012.


Danubia Loyane de Almeida Carneiro
Prefeita Municipal

                        Publicado no átrio da Prefeitura
                        Conforme Art. nº. 85 ítem  I   da
                    Lei Orgânica do Município.
                               Em: _____/_____/______
                                                                                                                                                                                 ___________________
                                 Visto

Curtir

TVWF - Clique e assista aos vídeos

Seguidores

Minha lista de blogs