BLOG DO WILLIAM FERNANDES | Members area : Register | Sign in

.

.

Plano Mãe - Cemed

Plano Mãe - Cemed
Clique na imagem acima e saiba mais

Google+ Seguidores

...

...

Atalho do Facebook

Arquivo do Blog

Total de visualizações de página

...

...

Fotos do facebook

yes

yes

DISTRIBUIÇÃO DE PEIXE SERÁ NESTA QUINTA

quarta-feira, 19 de março de 2008

William Fernandes – 19 de março de 2008

Chegou ontem à noite, a carreta que veio de Santa Catarina com 30 toneladas de peixes da espécie Palombeta. O peixe foi comprado pela prefeitura de Chapadinha para ser distribuído à população amanhã, a partir das 6h00, na Praça do Viva Chapadinha.

O prefeito Magno Bacelar (foto ao lado), que faz a distribuição desde 1998, quando ainda era deputado estadual, foi ao local onde o peixe estava sendo empacotado para a distribuição, conferir a quantidade e a qualidade do produto. “É com grande satisfação que realizamos todos os anos esta ação. Muitas famílias não têm condição de se prepararem para esta comemoração e nós damos esta ajuda, pois com isso, as pessoas já compram outras coisas. Até quem tem condição recebe o peixe”, disse o prefeito que, além de pagar o funcionalimso no dia 17, aqueceu aind mais a economia do município com o pagamento de R$ 100.000,00 em diárias aos trabalhadores que participaram do "mutirão da limpeza" desde a semana passada.
Os peixes embalados dentro da carreta e os homens embalando-os em sacolas

COLÉGIO BANDEIRANTE COMEMORA 40 ANOS

William Fernandes - 19 de março de 2008


A Unidade Integrada Dr. Otávio Vieira Passos comemorou ontem 40 anos de existência. Foi uma festa simples, mas que contou com a presença de pessoas ilustres da educação do município, como a professora Amélia Almeida, que aos 98 anos de idade, é tida como um símbolo da educação chapadinhense. “se Deus não me chamar, quero participar de outras comemorações aqui” disse a professora.

As comemorações começaram ao amanhecer do dia com a participação da Banda Marcial do Município, em seguida houve uma caminhada pelas ruas do centro da cidade. Às 9h00, foi realizada uma solenidade na própria escola com a participação de alunos, ex-alunos, professores e ex-professores, além de outros convidados.

Completamente reformada, a escola está com um novo visual e agrada aos alunos que se sentem orgulhosos por estudarem lá. “Para nós é motivo de orgulho estudar aqui. Temos que preservar este espaço que é nosso. Além do mais, esta reforma não caiu do céu, por isso temos que valorizar ainda mais o lugar em que estudamos. O vestibular está aí e precisamos nos preparar para o futuro”, disse Larissa Garreto, aluna da 7ª série.

Trabalhando como professora a 28 anos, a atual diretora, Rosimar Leão disse que nunca perdeu o entusiasmo e que se sente honrada em fazer parte da história do colégio.

Já a professora aposentada Zizete Ferreira, de 78 anos, disse que tem muitos motivos para participar das comemorações. “Foi o Dr. Otávio quem me salvou. Eu estava muito doente e ele me curou. Dou graças a Deus e a ele por ainda estar viva” revelou, com alegria.
A escola conta, hoje, com 1300 alunos, divididos em 3 turnos: ensino fundamental pela manhã e ensino médio à tarde e à noite.

Fotos: William Fernandes

Convidados e dona Amélia recebendo pedaço do bolo da diretora Rosimar Leão.

Banda Marcial de Chapadinha e alunas do turno matutino

MUITA GENTE AINDA PROCURA A ZONA RURAL NA SEMANA SANTA

William Fernandes - quarta-feira, 19 de março de 2008.

Foi-se o tempo em que a Semana Santa “começava” na segunda-feira. Até fim da década de 1980, a cidade praticamente parava e o comércio fechava logo nos primeiros dias da semana, quando muita gente vinha da capital e de outras cidades para aproveitar ao máximo o período. Fazer bolo em casa? Que nada, a onda agora é comprar feito.

Mas, mesmo com a tradição quase chegando ao fim, muitas pessoas ainda preservam alguns costumes, como o de passar de 4 a 5 dias na zona rural. Este ano, a localidade mais procurada é a Barroca da Vaca, a 20 KM de Chapadinha, próximo ao Rio Munim. Ontem e hoje, centenas de pessoas saíram da cidade para o campo, “pra fugir um pouco da rotina e respirar um arzinho melhor” justificou o estudante John Fernandes, antes de embarcar em uma caminhonete, próximo ao posto Alvorada 1, rumo a Barroca da Vaca.

Aliás, os carros que fazem linha para o interior do município saíram completamente lotados de gente e de mercadorias. Alguns levavam até bicicletas dentro do veículo ou penduradas na carroceria. Segundo Kim, presidente da Associação dos Transportes Alternativos da Zona Rural, nesta época o número de veículos aumenta, chegando quase a duplicar.

As pessoas costumam retornar do interior, geralmente no Sábado se Aleluia, mas muitos preferem aproveitar a viagem e “curtir” um pouco mais a tranqüilidade do campo, retornando somente no domingo.

Morre, aos 65 anos de idade, Irineu Galvão, ex-prefeito de Chapadinha

segunda-feira, 17 de março de 2008

Por William Fernandes – 17 de março de 2008

Morreu ontem, em São Bernardo-MA, o ex-prefeito de Chapadinha, Irineu Veras Galvão. Ele tinha 65 anos e sofria de Mal de Jacob, uma doença degenerativa rara.

Irineu Veras Galvão foi prefeito de Chapadinha por 6 anos, de 1976 a 1981. Ele assumiu o cargo, por indicação do então deputado estadual Pontes de Aguiar, influente líder político da época.

Foi deputado estadual de 1987 a 1990. No pleito seguinte, tentou a reeleição, mas ficou na suplência, chegando a assumir o mandato ainda por dois anos.

Depois disso, Irineu ocupou outros cargos públicos no Maranhão, como Superintendente do Fundo de Desenvolvimento Social e, mais recentemente, Gestor de Desenvolvimento Social e Gerente Adjunto da Regional do Baixo Parnaíba.

Irineu era aposentado pelo Tribunal de Justiça como escrivão, primeira profissão que exerceu em Chapadinha, no Cartório do 2º Ofício, que hoje leva o seu nome.

O ex-prefeito era evangélico, tinha 65 anos de idade e há um ano sofria de uma doença degenerativa rara, o “Mal de Jacob”. Ele morreu em São Bernardo-MA, no Hospital Municipal Felipe Jorege, onde passou 3 dias internado. O corpo de Irineu Galvão foi velado no Templo Central daAssembléia de Deus e na Câmara Municipal de Chapadinha e sepultado ontem, às 6h00 da tarde no cemitério do Bairro da Aparecida.

Irineu Galvão teve 3 filhos com Hilda da Ponte Galvão, com quem foi casado durante muitos anos, mas que, recentemente, estavam separados, e vinham mantendo um bom relacionamento.

Fotos: Álbum de Família
Irineu entre João Alberto e José Sarney
Inaugurando obras
No colégio Raimundo Araújo: com o governador João Castelo
e o deputado Pontes de Aguiar

GALO É GOLEADO E DESPEDE-SE DA TAÇA SL

Por William Fernandes - 17 de março de 2008

O Chapadinha despediu-se da Taça SL 2008 de forma melancólica, sendo goleado pelo Bacabal, por 4 a 1, na tarde/noite de ontem, no estádio Correão que recebeu um público de mais de 10 mil torcedores.

Gols: Douglas aos 22' e Anderson aos 43' do 1ºt.; e Douglas aos 9' e Gilmar aos 30' do 2ºt. para o BEC; Heitor fez o gol do Galo aos 39' do 2º.

Em Santa Quitéria, o Imperatriz empatou com os donos da casa por 1 a 1.
Bacabal e Imperatriz estão classificados ao quadrangular final da Taça.

Em São Luis, o Sampaio venceu o Moto por 1 a 0 e conseguiu a clçassifiação à proxima fase.

QUADRANGULAR - Primeira rodada:
Domingo, 23 de março
17h00 - Sampaio x Bacabal
17h00 - Imperatriz x São José

IMAGENS DO JOGO
A vibrante torcida do BEC e Curuca com o repórter WF

Lance do jogo; E o "matador" Douglas com o meia Donizete Amorim

O craque Jadinho e os estreantes Silvinho e Duda

PM FISCALIZA TRÂNSITO EM CHAPADINHA

sexta-feira, 14 de março de 2008

Por J. Coutinho 14 de março de 2008

Na última quinta-feira 13, uma patrulha da PM comandada pelo Tenente PM Enoque constatou dois casos de imprudência ao volante e desrespeito ao CBT - Código Brasileiro de Trânsito. A primeira ocorrência aconteceu na Praça Coronel Luís Vieira. Após receber denúncia, a PM identificou um automóvel Corsa Wind, placa HOT – 3483, cor vermelha, conduzido por duas pessoas visivelmente embriagadas.

Segundo a PM, antes da abordagem, o condutor do veículo invadiu uma área interditada pela prefeitura e ainda passou por cima da calçada do prédio da Câmara Municipal e, por pouco, não atropelou um motociclista. O veículo foi recolhido para a 6ª Ciretran e o “motorista” multado.

Ainda na quinta-feira, um menor foi pego pela PM no momento em que trafegava num Corsa verde, placa HOT-3055, sem CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e na contramão. O veículo também foi recolhido para o pátio da 6ª Ciretran e o responsável pelo carro foi notificado.

Na sexta-feira 14, pela manhã, o Capitão PM Gaiôso comandou uma blitz no centro da cidade, onde 28 motocicletas foram apreendidas e os condutores notificados por diferentes irregularidades, de acordo com o CBT.

Segundo o Major Edvaldo Mesquita, comandante da 4ª CI, as operações serão intensificadas nos próximos dias, objetivando garantir mais segurança à população e inibir ações de transgressores.

UFMA vai aumentar número de cursos

Sexta-feira, 14 de março de 2008

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) vai aumentar o número de cursos, passando de 48 para 65 nos próximos quatro anos. O número de matrículas deve seguir a mesma tendência, crescendo de 12,9 mil para 23 mil até 2012.
Graças à adesão ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), a UFMA receberá R$ 29,7 milhões para investimentos. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu-se ontem, no Palácio do Planalto, com os 53 reitores das universidades federais que aderiram ao programa.
A UFMA tem sete campi: Bacabal, Chapadinha, Codó, Grajaú, Imperatriz, Pinheiro e São Luís, com 2.692 vagas. Durante a fase I da expansão universitária, os campi de Chapadinha e Imperatriz receberam investimentos do Ministério da Educação.
CHAPADINHA
O campus de Chapadinha situa-se em um pólo com potencial para a área agrícola. A unidade oferece os cursos de Agronomia (80 vagas), Zootecnia (80 vagas) e Biologia (80 vagas), que, somados, ofertam 240 vagas anualmente, totalizando 1.120 ingressos na plena implantação. O investimento do MEC é de R$ 8,6 milhões até 2009.
Já em Imperatriz, localizada no sul do estado, a oferta de escolaridade do Ensino Fundamental tem pressionado a ampliação das vagas no Ensino Médio, que impulsionam demandas para a Educação Superior. Os cursos ofertados são Pedagogia, Direito, Ciências Contábeis, Engenharia de Alimentos, Comunicação Social e Enfermagem, todos oferecendo 80 vagas. O número total de vagas ofertado anualmente é de 480. No fim da implantação, serão 2.200 ingressos. O investimento do MEC até este ano é de R$ 8,8 milhões.
A construção de um novo cenário na educação superior, possibilitada pelos programas de expansão universitária e de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), traz a ampliação da oferta de cursos e vagas na educação superior pública, acompanhada de metas qualitativas, em todo o país.
O Estado do Maranhão

PREFEITURA IRÁ PAGAR FUNCIONÁRIOS DIA 17

William Fernandes – 14 de março de 2008-03-14

A próxima semana já será a “Semana-Santa” e, como faz todos os anos, o prefeito Magno Bacelar antecipará ainda mais o pagamento do funcionalismo público municipal, que já é pago, há 8 anos, com 10 dias de antecedência. Os salários do mês de março serão pagos segunda-feira, dia 17, praticamente ainda na metade do mês, foi o que informou o chefe do executivo municipal ao repórter J. Coutinho, hoje, no programa Rádio Denúncia, da Rádio Mirante AM de Chapadinha.

MÍNIMO DE R$ 420,00
O prefeito informou ainda, que o menor salário que vai pagar será de R$ 420,00, ou seja, 5 Reais a mais que o mínimo Nacional.

PEIXES
Sobre a distribuição de peixes, que é feita todos os anos na Semana-Santa, Magno Bacelar falou que será realizada na quinta-feira, pela manhã e, este ano, serão em torno de 30 toneladas.

DAVID ESTÁ FORA E CLAYTON É DÚVIDA NO GALO

William Fernandes - 14 de março de 2008

O Chapadinha poderá ter mais dois desfalques no jogo de domingo contra o Bacabal. O lateral esquerdo Clayton está machucado e não vem treinando. Outro que não treinou e provavelmente vai desfalcar o Galo é o volante David, que também está lesionado.

No lugar de Clayton, Cabrera colocou o meia Café, que já havia substituído o lateral na partida em que o Galo venceu o Santa Quitéria e foi um dos destaques da equipe do Chapadinha. David foi substituído por Leleco que já está bem melhor do tornozelo e diz não sentir mais as fortes dores que o incomodava.

Hoje à tarde, a chuva caiu mais cedo e não atrapalhou o coletivo apronto do Chapadinha, que iniciou às 15h00.

Um jogador que está chamando a atenção de todos é o meia Jadinho (Foto), que estreou muito bem contra o Imperatriz e vem destacando-se cada vez mais nos treinos. Ele será titular no meio de campo, ao lado de Curuca e Leleco.

FOI A MAIOR VENTANIA EM 3 DÉCADAS

J. Coutinho - 14 de março de 2008

Segundo informações obtidas na Estação Meteorológica de Chapadinha, a chuva que causou grandes estragos na cidade, na última quarta, caiu de forma intensa somente durante 11 minutos. Mas a quantidade de água que caiu desde o início, às 16h10 até o fim, às 17h30, foi de 71 mm. Já os ventos, que duraram cerca de 3 minutos, tiveram a velocidade média de 20 Mk/h e foram os mais fortes dos últimos 28 anos em Chapadinha.

Fonte: Estação Meteorológica-INMET/Chapadinha

O dia seguinte do Temporal

Por Luis Carlos Júnior 14/03/08

O dia começou com muito trabalho para os que foram atingidos pela ventania. Um posto de gasolina localizado no Angelim teve a cobertura arrancada pela força do vento. No escritório, a sustentação do telhado veio abaixo. De longe dava para ver a dimensão dos estragos que o vendaval provocou no posto de combustível.

Vários outdoors tombaram. pela manhã já havia pessoas reerguendo o que o vento derrubou. Em um trecho da BR-222, perigo na pista. Uma árvore tombou interditando parcialmente a rodovia.

Em outro incidente, uma mangueira caiu e atingiu uma casa no bairro da corrente ninguém saiu ferido. Dona Maria Ferreira estava em casa no memento em que a mangueira veio abaixo. O vento foi tão forte que arrancou a árvore pela raiz. Dentro da casa dava para se ter uma idéia dos estragos provocados pela queda da árvore.

A Prefeitura de Chapadinha concluiu hoje a remoção das árvores que tombaram durante a tempestade de quarta-feira.

“Educar e Aprender” é lançado em Chapadinha

Por Luiz Carlos Júnior 14/03/08

Foi realizado nesta quinta-feira no auditório da prefeitura de Chapadinha o seminário “Sensibilização do Projeto Educar e Aprender”. O encontro faz parte da implantação do programa “Saúde e Prevenção” do governo federal nas escolas de todo país.
O evento foi promovido pelo UNICEF – Fundo das Nações Unidas para a Infância - e pela Organização não governamental Bem-Estar Familiar no Brasil. O seminário teve como objetivo trabalhar a redução das DSTS e das gestações não planejadas entre os jovens e adolescentes.

Graça Lima, coordenadora estadual da ONG/ BEMFAM, disse que "o projeto educar e aprender, é fundamental para todos os segmentos sociais dos municípios no sentido de agregar parceiros e ampliar os conhecimentos de profissionais da saúde, professores, alunos e pais sobre a saúde sexual e reprodutiva entre os adolescentes".

A secretária municipal de educação, Jesus Lima representou o prefeito Magno Bacelar durante o seminário. Representantes de seis municípios do semi-árido maranhense participaram do encontro.

MP fala sobre convênio entre Prefeitura e DETRAN

Por Luiz Carlos Júnior 14/03/08

A frota de automóveis, caminhões e motocicletas está aumentando todos os anos em Chapadinha. A cidade de Chapadinha é considerada pólo regional das regiões do Baixo Parnaíba e Alto Munim e é um centro de compras, o que atrai muitos veículos.

Para controlar o fluxo de veículos e manter o respeito às leis de transito, o prefeito Magno Bacelar assinou, na semana passada, convênio com o DETRAN.

Para a Promotora de Justiça Doracy Reis Santos, que acompanhou toda a negociação entre a prefeitura e o DETRAN, o próximo passo será a operacionalização do trânsito. Ela afirmou ainda, que o prefeito já sinalizou positivamente quanto à reestruturaração da sede da Guarda Municipal. Agora, segundo a representante do MP, “é colocar em prática a fiscalização”.

GALO TEM DIFICULDADES PARA TREINAR

quinta-feira, 13 de março de 2008

Por William Fernandes – 13 de março de 2008 – 20h00

As cosias realmente não estão fáceis para o time do Chapadinha. O time não consegue treinar direito por causa das fortes chuvas que têm caído ultimamente em Chapadinha.

O coletivo de ontem, que apenas começou, teve que ser adiado e só foi realizado na manhã de hoje no estádio Lucídio Frazão. À tarde estava marcado um treino técnico-tático que apenas começou e, minutos depois foi cancelado, mais uma vez, por causa da chuva, que, desta vez, foi rápida, mas muito intensa.

Para evitar novas interrupções, o técnico do Chapadinha, Paulo Cabrera mudou o horário do coletivo-apronto de amanhã, antecipando-o para as 3h00 da tarde.

A equipe provável para começar o jogo de domingo, às 17h00, contra o BEC é a seguinte: André, Erly, Arnaldo Carioca, Hans Müller e Clayton; Baiano, David, Curuca e Jadinho; Cortez e Vanvan.

O árbitro da partida será Marcelo Filho. A partida será em Bacabal vai marcar a estréia do meia Sérgio Manoel (foto), ex-Botafogo-RJ, Santos-SP e Ceará-CE, na equipe da casa.

Para se classificar, o Chapadinha precisa vencer o Bacabal por, no mínimo, 3 gols de diferença. Até aqui, o Chapadinha marcou apenas 4 gols em 5 jogos: Cortez (1), Clayton (1, de pênalti) e Bubu (2, ambos de penalti). E o artilheiro da equipe, o volante Bubu, está suspenso pelo 3º amarelo e não vai jogar domingo.



Sérgio Manoel: atração no BEC

Quinta-feira começa com mais um acidente

William Fernandes - quinta-feira, 13 de março de 2008 - 9h00

Mal começou o dia e mais um acidente foi registrado em Chapadinha. Foi no Bairro Terras Duras, por volta das 8h00 da manhã, quando um veículo Gol, segundo testemunhas, vindo do Posto Alvorada, entrou, sem parar, na Avenida Senador Vitorino Freire, sendo atingido por uma moto que vinha em sua mão correta, no sentido Centro. O motociclista, que trazia na garupa da moto uma carga de arroz, sofreu apenas ferimentos leves.

TEMPORAL CAUSA ESTRAGOS EM CHAPADINHA

quarta-feira, 12 de março de 2008

William Fernandes - quarta-feira, 12 de março de 2008 19h00

A chuva, acompanhada de uma ventania começou às 16h10 e só diminuiu por volta das 17h30, deixando um rastro de destruição. Era tanta água e o vento era tão forte, que assustou muita gente e causou estrago em vários pontos da cidade. Dezenas de árvores, paredes de casas e muros caíram e por pouco não causaram a morte de alguém.

Por enquanto, o caso mais grave que o blog tomou conhecimento foi no cemitério do Sozinho. Assim que a chuva começou estava acontecendo um enterro, quando a cobertura de um galpão, próximo ao cemitério, desabou e algumas telhas de alumínio voaram, atingindo três pessoas da mesma família que estavam no cemitério, conforme informaram familiares das vítimas.

As três pessoas atingidas pelas telhas e pedaços de madeira que sacaram da cobertura do galpão foram levadas ao Hospital Regional Pontes de Aguiar e, de lá, recebemos a informação que duas sofreram ferimentos leves e a outra fraturou o ombro direito, mas todos passam bem.
Em diversos pontos da cidade o que se vê são casas com telhas fora do lugar, forros destruídos, árvores e muitos muros caídos.Uma torre de uma empresa de internet caiu, próximo à Associação Boa Vontade.

Uma faixa da Rua Gustavo Barbosa está obstruída por uma árvore que caiu próximo à Igreja Presbiteriana. A Rua do Comércio, por trás do Supermercado GG também está interditada por uma árvore que caiu sobre uma casa. Parte da Avenida Raimundo Oliveira, no Areal ficou fechada com a queda de uma árvore. Na Rua Edésio Vieira, próximo à Praça do Povo, uma mangueira caiu sobre uma casa.

Somente na manhã desta quinta-feira será possível ter a dimensão dos estragos causados pela chuva. E, para amanhã, a previsão dos institutos de meteorologia é de mais chuva com fortes ventos para esta região.

Árvore caída na Gustavo Barbosa; Árvore caída na Rua do Comércio

Muro do Cemitério do "Sozinho"; Cobertura do galpão.
Árvore caída no Campo Velho; Muro da casa de shows Arena Hall.
Muro caído na Praça São Raimundo.

MANHÃ VIOLENTA NO TRÂNSITO DE CHAPADINHA

Por William Fernandes – quarta-feira, 12 de março de 2008

Andar pelas ruas, avenidas e rodovias que circundam a cidade de Chapadinha, requer um cuidado cada vez maior. Só na manhã de hoje, foram registrados 3 acidentes de trânsito.

O primeiro (FOTO AO LADO), aconteceu às 9h30, na descida da BR 222 próximo ao Recanto da Juçara, a 1km do centro, quando um motociclista de 24 anos, que não quis se identificar, atropelou e matou um cachorro que atravessava a pista. Ele estava sem capacete e sofreu vários ferimentos por todo o corpo e no rosto.

O segundo acidente ocorreu às 10h00, na Avenida Ataliba Almeida, por trás do Templo Central da Assembléia de Deus. O motociclista Bruno Araújo da Silva, de 22 anos se chocou contra o Gol (foto ao lado) da professora Marly Braga e também sofreu vários ferimentos, um pouco mais leves que o anterior, mas em várias partes do corpo. A professora sofreu apenas pequenos arranhões, causados pelos estilhaços do vidro do carro que quebrou no impacto com a moto.

O terceiro acidente aconteceu quase no mesmo horário do segundo. O lavrador João Batista Oliveira – 56 anos - pilotava sua moto nas proximidades do Quartel da PM quando houve o choque com um ciclista. A coroa da bicicleta atingiu a perna esquerda (foto ao lado) de João Batista provocando um ferimento profundo. Assim como as outras vítimas dos acidentes ocorridos hoje, o lavrador foi levado imediatamente ao hospital Pontes de Aguiar onde recebeu atendimento médico.

Nos três casos a Polícia Militar foi acionada e compareceu aos locais dos acidentes para realizar a perícia. De acordo com a polícia, a imprudência, a inobservância dos sinais de trânsito e o não uso de equipamentos de segurança estão entre as principais causas de acidentes em Chapadinha. No caso do segundo acidente, entre a moto e o Gol, o tenete PM Nonato disse que só após a perícia é que se saberá quem foi o culpado.


OUTRAS FOTOS DOS ACIDENTADOS:
Acima: fotos da vítima do acidente na BR

Bruno Silva e o detalhe da perna dele: acidente na Ataliba Almeida

Estádio Lucídio Frazão terá adaptações

terça-feira, 11 de março de 2008

Terça, 11 de março de 2008

A Prefeitura Municipal de Chapadinha deverá adaptar, num prazo de 30 dias, o estádio Lucídio Frazão para receber pessoas com necessidades especiais. A informação é da titular da 1ª promotoria de justiça de Chapadinha, Doracy Moreira Reis dos Santos.Construção de banheiro para pessoas com necessidades especiais, rampas de acesso e local apropriado para esses torcedores serão algumas da obras que estão previstas de acontecerem.
Além disso, a prefeitura deverá adquirir e instalar, em até seis meses, quatro novas torres de iluminação.O estádio foi interditado a pedido da promotora de justiça. Com base em um laudo do Centro de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros do Maranhão, Doracy Santos ajuizou ação civil pública requerendo a interdição. A praça de esportes estava com problemas na estrutura física e sanitária. O alambrado estava comprometido e o local não dispunha de extintor de incêndio e pára-raios.

Em dezembro do ano passado, o estádio foi liberado depois que o Ministério Público, após analisar laudos do Crea/MA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Maranhão) e da Vigilância Sanitária Municipal, e vistoria do Corpo de Bombeiros, comprovou o atendimento às exigências. Faltava apenas a adaptação para os deficientes físicos, o que agora será realizado após audiência judicial realizada no dia 28 de fevereiro.
Por Wal Oliveira (CCOM-MPMA)

PREFEITURA INAUGURA MAIS UM CRAS EM CHAPADINHA

Por Luiz Carlos Júnior 10/03/08

O prefeito Magno Bacelar inaugurou mais um Centro de Referencia de Assistência Social em Chapadinha. Desta vez, os beneficiados com os serviços do CRAS serão as crianças e adultos do Bairro do Caterpillar e adjacências.

Nem mesmo a forte chuva que caiu durante toda a tarde, atrapalhou a solenidade de inauguração do 3º CRAS de Chapadinha, realizada no último sábado no bairro do Caterpillar.
Além de autoridades, centenas de pessoas do bairro e de outros locais participaram da solenidade. O prefeito Magno Bacelar e a secretária de assistência social Danúbia Carneiro, descerraram a placa de inauguração (foto 1).

O CRAS do Caterpillar está localizado no prédio onde funcionava o matadouro. Recuperado, o prédio ganhou uma nova estrutura com salas, banheiros, cozinha e uma sala especial para terapia ocupacional.

De acordo com a Secretária de assistência social, os serviços desenvolvidos no CRAS funcionam por meio de uma rede básica de ações articuladas. “Todo o trabalho visa promover a emancipação social das famílias, devolvendo a cidadania para cada um de seus membros”, disse a secretária. Ainda de acordo com Danúbia Carneiro, a estruturação, manutenção do espaço físico e os recursos financeiros, serão de inteira responsabilidade do município.

Aumenta para 9 o número de mortos em tragédia na BR-135

Ainda repercute a tragédia na BR-135. Entre os mortos está o motorista da van, Newton Lima de Sousa, de 49 anos, que era chapadinhense

Por Luiz Carlos Júnior 11-03-08

A colisão entre uma caminhonete e uma van, ocorrida ontem à tarde no quilômetro 28 da BR-135, matou nove pessoas e deixou seis feridas. O acidente já está sendo considerado o maior já registrado em rodovias do Maranhão. O chapadinhense Newton Lima de Sousa (foto), de 49 anos, motorista da van, morreu antes de ser resgatado pelo helicóptero do GTA. Preso nas ferragens, ele teve duas paradas cardíacas.

O corpo de Newton Lima chegou a Chapadinha por volta das 10h30 da manhã. De acordo com informações dos irmãos da vítima, que estiveram no local do acidente, o motorista da camionete teria provocado a colisão. Segundo Carmelita Lima Sousa – irmã da vitima, a Van que Newton Lima dirigia não era dele. Há quase um ano o motorista fazia a condução de passageiros de Brejo a São Luis. O corpo de Newton Lima de Sousa será sepultado amanhã, pela manhã, no Cemitério Central em Chapadinha.

Tristeza e dor no enterro da criança que morreu carbonizada

William Fernandes – 11 de março de 2008

Uma casa pegou fogo e uma criança de apenas 2 anos de idade morreu carbonizada, ontem à tarde, na localidade Riachão, zona rural de Chapadinha, a 45 km da sede. A casa tinha as paredes de taipa, mas era coberta de palha.

Fabrício Oliveira tinha apenas 2 anos e 9 meses de idade e, segundo, Betânia Silva, de 19 anos, mãe do garoto, ele estava dormindo no momento em que a casa pegou fogo. Betânia disse que estava quebrando coco, não muito longe dalí, mas não percebeu nada, até que um vizinho foi avisá-la. Ela entrou em desespero e quando chegou em casa com outras pessoas, o garoto já estava carbonizado.

O corpo de Fabrício foi encontrado embaixo de um depósito de alimentos que havia dentro do quarto.

Fabrício foi sepultado hoje (foto), às 10h00, no cemitério do Bairro Boa Vista. Os familiares não apontam culpados, mas suspeitam que o fogo teria sido colocado por alguém. A polícia já tomou conhecimento do caso e está fazendo s investigações.

CASA DE PASSAGEM JÁ ESTÁ FUNCIONANDO

William Fernandes - 11-03-08
A Prefeitura , através da Secretaria de Assistência Social, colocou à disposição do Conselho Tutelar, a casa de passagem, voltada para atender o público infanto-juvenil em situação de risco social.

A casa de passagem ainda não foi inaugurada oficialmente, mas já funciona a mais de 20 dias, na Travessa São João Batista, bairro São José. Por enquanto, apenas 4 crianças de uma mesma família passam o dia por lá. Elas estão ali porque são maltratadas pelos pais.

A casa é bem estruturada. Tem local só para as crianças, brinquedoteca, berçário para até 5 recém-nascidos e abrigo com três quartos e 9 camas e 5 berços para as grávidas que vêm da zona rural e não tem onde ficar na cidade. Para os adolescentes, são dois quartos com banheiros e onze camas beliche. Toda a mobília da casa é nova. A cozinha também é equipada com tudo novo.

Há ainda, uma sala para atendimento médico e realização de ultra-sonografia nas gestantes.

A Casa de Passagem era uma antiga reivindicação do Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente, que não tinha onde colocar os menores, vítimas de violência e abuso sexual, que usam drogas, ou vivem abandonados pela família.

A casa que tem como diretora Carla Castro e diretora adjunta Alexandra Douro de Carvalho, ficará aberta o dia todo. E quem quiser poderá visitá-la.

RIVELINO DEIXA O GALO OUTRA VEZ

segunda-feira, 10 de março de 2008

Mal chegou e já saiu. Foi assim, a terceira passagem do atacante Rivelino (FOTO) pela equipe do Chapadinha. O jogador atuaou apenas 3 partidas e não fez nenhum gol pelo Galo nesta Taça Cidade. Na última partida, contra o Imperatriz, o jogador fez sua pior atuação com a camisa do Chapadinha e foi susbstituído no segundo tempo.

Segundo informações do técnico Cabrera, Rivelino foi para Maceió-AL e irá defender a equipe do CSA.

O atacante, de Barra do Corda-MA, teve uma excelente passagem pelo Chapadinha em 2006, quando foi artilheiro da equipe no Campeonato Maranhense com 11 gols e ajudou o time a chegar à final do segundo turno, desbancando equipes tradicionais como Moto, MAC e Imperatriz, perdendo apenas para o Sampaio, que vinha de uma campanha inferior.

Em 2007, o jogador recebeu propostas de outras equipes e deixou o Chapadinha, retornando pouco tempo depois, mas sem repetir o mesmo desempenho. Em 2008, Rivelino defendeu o Uniclic-CE no Campeonato Cearense, mas apesar de ter feito alguns gols, não pôde ajudar sua equipe a sair da lanterna.

Contratado pelo Chapadinha, o jogador chegou como a grande esperança de gols da equipe na Taça Cidade 2008, o que acabou não acontecendo.

Casa pega fogo e criança morre carbonizada

Por William Fernandes – 10 de março de 08

O incêndio ocorreu hoje, por volta das 2h30 da tarde, na localidade Riachão (próximo à Chapada Limpa), zona rural de Chapadinha, a 45 Km da cidade.

A casa pertencia ao lavrador Flailson de Oliveira 25, que morava com a mulher Betânia Silva de 19 anos e o filho Fabrício, de apenas 2 anos, que morreu carbonizado.

Jovem morre vítima de acidente na MA-006

Por Luiz Carlos Júnior 10/03/08

O chapadinhense Julio de Melo Vasconcelos, de 26 anos, morreu ontem, por volta das 4h30 da manhã, vítima de acidente de trânsito na MA-006, entre os municípios de Mirizal e Central do Maranhão.
De acordo com a família, Julio pilotava sua motocicleta quando uma D-20, que vinha no sentido contrário chocou-se de frente com sua moto. Julio morreu na hora. O corpo do jovem foi enterrado hoje pela manhã no cemitério do Bairro Boa Vista.

Assaltantes levam mais de 5 mil reais de uma distribuidora de bebidas

Por Luiz Carlos Junior – 10 de março de 08

Dois homens, até agora não identificados, assaltaram e levaram mais de cinco mil reais da distribuidora de bebidas DILINO (FOTO), localizada na avenida Ataliba Vieira de Almeida.

O assalto aconteceu por volta das 8h30 da manhã do último sábado. Armados com uma faca, os homens entraram na distribuidora, pegaram o dinheiro e fugiram numa motocicleta.
A polícia já tem dois suspeitos, mas prefere não divulgar os nomes para não atrapalhar as investigações. Ninguém da empresa quis falar sobre o assalto.

Curtir

INAUGURAÇÃO DO NOVO PARAÍBA DE CHAPADINHA

Seguidores

Minha lista de blogs